26 de Março: Dia do Chocolate

68 / 100 SEO Score

Você sabia que nós comemoramos o dia do chocolate? E esse dia muito especial é comemorado no dia 26 de Março. O chocolate, como muitos outros suprimentos, é um tipo de alimento muito antigo e que, por isso, ele é comemorado em dias diferentes em várias regiões do planeta.

Na verdade, o que de fato se comemora é o dia do cacau. Mas como na grande maioria das vezes o cacau só é conhecido por ser um ingrediente do chocolate, então, popularmente, o dia passou a ser do chocolate e não só do cacau.

Porém, você sabe porque nós comemoramos o dia do chocolate? E porque as datas variam de uma região para outro no mundo? Pois é sobre isso que o nosso artigo irá tratar hoje.

O cacau é uma planta nativa do México e você sabia que essa planta, além de ser muito antiga, ela também tem momentos misteriosos na história? É isso mesmo, então se quer saber mais sobre o dia 26 de Março ou o dia do chocolate, confira o conteúdo a seguir.

A história do chocolate

Antes do chocolate, nós precisamos contar sobre como surgiu o cacau na nossa sociedade.

Durante muito tempo, o cacau sempre foi considerado um fruto muito raro de se encontrar. E, por isso, desde a sua descoberta, somente quem era das mais altas classes é que tinham acesso ao cacau.

O cacau surgiu pela primeira vez na história no ano de 1500 a.C., na antiga civilização Olmeca, que ficava localizada na região do México, na época. Logo após isso, a civilização Maia começou a utilizar o cacau em seus rituais religiosos como um fruto sagrado.

Tanto é que eles moíam as sementes para fazer uma espécie de bebida sagrada. Essa bebida era amarga, temperada apenas com pimenta e baunilha. Já o cacau quando era torrado, era servido com especiarias e mel.

Até então, somente essa região conhecia e utilizava o cacau, certo? Até que, como em qualquer outra história de descobrimento, os espanhóis dominaram os Maias e, assim, conheceram o cacau.

E foi assim que o cacau foi visto pela primeira vez na Europa. Também considerado sagrado pela igreja Católica, o cacau só podia ser comido ou bebido por:

  • Nobres;
  • Sacerdotes;
  • Mulheres.

Contudo, somente quando o cacau chegou na Suíça, é que os suíços tiveram a ideia de misturar o cacau com leite, formando assim, o primeiro chocolate da história.

As comemorações do chocolate pelo mundo

Como você notou, o cacau foi muito importante em todos os lugares por onde passou. Por isso, podemos dizer que esse é motivo para existirem tantas datas diferentes para se comemorar o dia do cacau.

Além disso, podemos dizer que todos os tipos de chocolates são excelentes como:

  • Chocolate brasileiro (principalmente porque o Brasil é o maior produtor de cacau, atualmente);
  • Chocolate belga;
  • Chocolates amargos;
  • Chocolate branco.

Como mencionamos, o Brasil é o maior produtor de chocolates e, por isso, a chocolataria Gramado é especialista em fabricar chocolates gourmet. Por isso, podemos inclui-lo na lista acima como um dos melhores chocolates.

26 de Março: Dia do Chocolate 1

Você ainda pode reconhecer o chocolate de boa qualidade que nós garantimos ter, realizando alguns testes (saiba mais aqui).

No Brasil, comemora-se o dia do cacau, que ficou popularmente conhecido como o dia do chocolate, no dia 26 de Março. Essa foi a data escolhida graças aos brasileiros que cultivam cacau no Brasil.

Contudo, há outras datas em que você pode estar comemorando o dia do chocolate:

  • Dia 7 de Julho – Europa;
  • Dia 13 de Setembro – Estados Unidos;
  • Dia 28 de Outubro – (National Chocolate Day).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *